segunda-feira, 21 de novembro de 2016

ANTROPOFAGIAS E SUCUMBÊNCIAS.
Por falar, foi ali que se deram os ocorridos, como a corruíra viu e cantou sisuda, fugindo abeirando por baixo do gordura verde, atolado de viçoso, que escorria alegre e exibido até o curral da Joana Caolha do Piritá; morta então! E nem se deram conta os chegados de satisfação prestar, pois foram todos comportando assemelhados, sem se preocuparem sequer com separar desaforos, gestos e destinos, meio no aprendido dos iguais, como se punham os antigos em dando de atender procedimentos antes das carecidas rezas para defuntos, para decisões das tropelias e para repartições dos deixados. Assim se pôs e por precaução ninguém desmentiu ou desfez o que deus acordou. Instigados de ganâncias, desolhando de lado, cuspindo pardo, atrevidos, mal proseando, arribando de cada canto da corruptela, Inhutá dos Perdões habitantes, traziam proposições, eles só, aos magotes, de dividir desaforos e conjuras. No intento, muitos, de se garantirem das pequenas para as miúdas insignificâncias deixadas pela morta, ida de pouco, sem nem maturar em defunta consagrada pela extrema-unção pedida nos corretos das crenças.
Malita escolheu o xale vermelho, enfeite da avó, para visitar o cônego nas missas de festas e o vestia, de quando em quando, no raro em que o avô a levava de charrete ao baile na tulha. Por ser filho de cria do Borá, irmão da morta recente, Ciborinho da Pega, peão conhecido de cavalo xucro e redomão do arruado e das dobradas, fartado de petulante, atinou de despendurar lombilho velho e de se fazer dele dono, por se ver merecido. Mosquetinho Juruba unhou a cartucheira e o corote maior de pinga para justificar a dívida que a recém-falecida pendurara na compra de seis frangas carijós, uma peneira de taquara e um urinol de ágata. Nelinha puxou da cristaleira torta dois pratos desbeiçados e a panela de ferro de fritar torresmo; mal encarada, apanhou os trens em nome da mãe, que não veio por ter lavado a cabeça e entortado a boca, convulsão. A mãe, velha, prima da defunta, ficou secando ao sol se pôr, até.
O último a aconchegar, aportando destino, foi Cônego Gefrâo de Pádua, que na provisão dos confessionários anotou, correto, que no oco disfarçado atrás do forno de lenha escondiam-se, na bruaca, mil contos de reis. Pertinente de fé apurou o havido, por seu sendo, no bolso da batina; feito o tido por bem, liberou a alma pela extrema-unção. O silêncio obedeceu ao sol, deus cerrou os olhos para Inhutá anoitar recolhida.     

Ceflorence    08/11/16    email    cflorenceamabrasil@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário