quinta-feira, 4 de outubro de 2018


DESNOITANDO DO MADRUGAR E SAGAS OUTRAS
Sem descanso, repicando ameno, mas triste, noite se desfazendo miúda, sino da matriz no mesmo embalo, por não ter outras obrigações além de marcar horas e manias. Por ser assim se fizeram as sagas. Liau, cão afetivo, farejou alongado, radiante, a primeira lata de lixo deixada à porta da pastelaria. Entusiasmo, prontidão. Arregaçou as mesuras, permitiu-se a Cadinho, catador de sobrados, licenciou-se com cigano desencarnado, ordenou juízo às pombas e alvoroçou na captura dos desprezados. O sacristão conferiu se os santos retardatários, sonolentos, mais insolentes por descuidos e temperamentos. Conferiu se haviam retornado às suas fidalguias introspectivas nos altares, posturas eretas, sofridas, insinuantes, carismáticas, antes de abrir as portas fronteiriças e majestosas, convidando fiéis, desocupados, curiosos às penitências.
A matriz se aprestou em soberbas imputações de enlevar fantasias e demandas deixando ao vento acatar licença pelas entradas liberadas, se empertigar pelos meandros visitando os milagres e segredos dos perdões, com um achego umedecido da garoa levando seu sabor de madrugada. Acordados pelos ruídos camuflados nas entranhas da noite, os silêncios se arvoraram para serem ouvidos por quem se prestava às orações nas preferidas obtenções esperançosas com os padroeiros afinados mais achegados, pois o dia foi autorizado a ir procedendo como as tarefas pediam. Tanto que o chafariz mimoso já se permitia alegre receber seus passarinhos preferidos brincando de aurora, contrastando com o azul que o sol pretendia esconder. O tráfego afobou graúdo em bom volume ao já se pronunciar imprudente, buzinas, alguns andantes cruzando suas finalidades, pressas, destinos, portas dos bares invadidas.
Atento, o cigano, as pombas, Liau dormindo, os santos pasmados, chafariz chorando, ouviram as memórias do retirante, que depois o tempo redundará com carinho. A noite abraçou o silêncio para se esconder na solidão e escutar as prosas mansas e tristes.
Ceflorence     25/09/18 email cflorence.amabrasil@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário